Hoje dia, talvez mais do que em outro momento da história da Igreja, seja mais difícil convencer as pessoas sobre a Verdade, pois o pensamento pós-moderno anda apregoando: “o que é verdade pra você, pode não ser verdade para o outro”. Além disso, há muitas vozes, “profetas” de Deus, competindo os ouvidos das pessoas ao dizerem “Esta é a verdade!”. Contudo, só há uma verdade! (Efésios 4:5 – “…uma só fé…” cf. Judas v.3 – “… batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”).
Entendo que o que Paulo quis dizer sobre “uma só fé”, neste versículo, está relacionado a dois aspectos da fé:
1º) ASPECTO – É um conjunto de verdades apresentadas pela revelação divina.
Só há um conjunto de verdades que precisa ser crida. Nós podemos até ter interpretações diferentes, mas há somente um conjunto de verdades que Ele nos deixou. Por exemplo: a promessa de que Jesus viria, juntamente com a narrativa de que Ele veio, e que morreu na cruz, pagando o preço pelos nossos pecados por Sua morte, sendo ressuscitado dos mortos para a justificação de todo o que crê, e mais do que isso, para nos reconciliar com Deus a fim de que participemos em toda plenitude no relacionamento e comunhão com Deus – essa mensagem é única. Não existe outra mensagem de salvação nas Escrituras.
2º) ASPECTO – É a expressão de confiança nessa mensagem.
Ao ouvir a mensagem de Deus, Sua vontade e mandamentos, eu obedeço como prova que eu confio, que eu tenho fé. Então, em Efésios 2:8 creio que Paulo quer dizer que houve a proclamação de uma mensagem que apresentou a graça (um conjunto de verdades) e houve a expressão de confiança (o crer nessa verdade).
Portanto, não tem duas mensagens! É a mensagem da graça de Deus, e é pela confiança que nós somos salvos.
Tendo isso posto, tenho que reconhecer que podemos olhar as Escrituras de maneiras diferentes uns dos outros. Isso acontece, provavelmente, porque as Escrituras não foram claras o suficiente pra um como foi para outro. Mas temos que nos esforçar para entender a única mensagem inequívoca das Escrituras, temos que entender a Verdade.
Não cabe a cada um de nós a postura de que “Eu estou lendo e estou entendendo isso, essa minha interpretação está acertada, portanto essa é a verdade”. Estamos sujeitos a sermos questionados quanto a se estamos fazendo o exercício da melhor interpretação. Não cabe aqui dizer “Ah, você interpreta assim, eu interpreto de outro jeito. O que é verdade pra você não é verdade pra mim.” As Escrituras estão abertas, estão livres para o nosso exame, mas não estão livres para a nossa interpretação.
Só há uma Mensagem! Isso significa dizer que há “… uma só fé”, uma só revelação da Verdade. Nós precisamos nos empenhar, nos esforçar, para entendermos essa Mensagem. Crenças opostas são possíveis, mas verdades opostas não… pois só há uma Verdade!
PENSE NISSO!
Por Silvio Dantas Agostinho